Gestão Manutenção de frota, criando um Plano Diretor para Gestão de Ativo

Lean na Gestão Manutenção de frota, criando um Plano Diretor para Gestão de Ativo
25 de maio de 2017
Hoshin Kanri ou Planejamento estratégico?
30 de maio de 2017

Gestão Manutenção de frota, criando um Plano Diretor para Gestão de Ativo

O objetivo da Gestão Manutenção de frota (Ativo) é ser um centro de referência no gerenciamento estratégico proativo dos ativos da empresa, com diagnósticos precisos e confiáveis, procurando sempre a melhoria continua. Com essa gestão, busca-se identificar as falhas no processo, identificando oportunidades, neutralizando ameaças, mantendo e aumentando competências. Essa forma de gestão, ressalta a importância do planejamento e da informação, na busca por inovações.

Para desenvolver o Plano Diretor de um negócio, é importante entender o que essa ferramenta de gestão significa. O Plano Diretor é a estratégia utilizada para planejar um processo de negócio, com o propósito de definir e delinear sua estratégia de atuação para o futuro. Trata-se de um guia estratégico para gestão de um processo de negócio, visando a excelência com otimizações de processos operacionais e organizacionais, assegurando e controlando a vida útil do seu Ativo. O plano diretor busca também capacitar os profissionais com eficácia no trabalho em equipe. A estratégia para executar este plano é ter definido o planejamento de curto, médio e longo prazo. Ao longo do tempo, é importante acompanhar e rever o plano. Também é importante que os líderes de negócio se envolvam desde o início.

A Auctus desenvolveu um programa de treinamento <<clique>> que tem como objetivo apresentar de forma estruturada o modelo completo para um plano diretor de manutenção sustentável, com foco no planejamento estratégico da empresa. No programa é abordada a Gestão de Ativos, serão apresentadas as ferramentas, conceitos, técnicas e metodologias de forma prática, com  simulações de planejamento, custos operacionais  e modelos de Indicadores gerenciais para o controle de ativo. O programa busca engajar o profissional para uma visão diferenciada nas atividades de gerenciamento de frotas (Ativo), visando controle, planejamento e garantindo disponibilidade com confiabilidade da frota (Ativo), a fim de atender a demanda operacional, com qualidade, sustentabilidade, menor custo, segurança dos funcionários e o meio ambiente.

Leia também:

Lean na Gestão Manutenção de frota

O que é Lean