Lean e ágil

A mudança cultural do Lean IT
31 de maio de 2017
Perfil do Gestor para o Gerenciamento de pneus em Frotas
20 de junho de 2017

Lean e ágil

Empresas que buscam processos pré-definidos, respostas pré-formatadas, como as que existem em modelos como CMMI, estão buscando suas respostas no passado. Mas o mundo é muito rápido hoje para buscar respostas no passado. Mesmo os princípios ágeis, que são muito alinhados à filosofia Lean, são uma única e pré-definida resposta, que pode não ser a adequada para uma certa realidade. Além disso, os princípios ágeis, sozinhos, não são facilmente escaláveis e não ajudam a desenvolver a liderança entre a equipe de TI.

O Lean é muito mais amplo que o ágil. E muito mais desafiante também. Lean precisa envolver toda a estrutura da empresa, não podendo se restringir a uma implantação específica na área de desenvolvimento, foco do ágil.

Lean não tem respostas prontas: toda mudança parte de um estudo, da avaliação da engenharia de valor para o contexto e objetivos específicos do negócio da empresa. A melhoria nunca é implantar algo que alguém disse que é o melhor, mas sim conduzir um processo Kaizen de melhoria para achar a melhor solução. Enfim, uma empresa Lean não é uma empresa que usa o melhor que se oferece no mercado, mas uma empresa que cria novas soluções, uma empresa que aprende e que se reinventa a cada dia.

Veja nossos cursos de Lean em agenda

Leia também:

ITIL e Lean IT

É hora de treinar as massas