O que é Green Belt?

Os faixas-verdes de Seis Sigma

Em posts anteriores discutimos O que é Six Sigma?A importância do six sigma e apresentamos O que é Black Belt. Neste vamos falar de outro papel associado à este método: os Green Belts.

Os Green Belts, diferentemente dos Black Belts, são os profissionais que, após o treinamento, continuam atuando em suas áreas, mantendo seu papel dentro da empresa, porém com habilidades de realizar projetos mais ágeis, ajudando sua própria área. Esta agilidade provém da junção das características dos projetos que são executados sob a liderança do Green Belt, usualmente com prazos mais curtos. Dentro do Seis Sigma, os Green Belts e seus projetos dão maior movimento à implantação da metodologia. Podem receber apoio dos Black Belts, mas já possuem uma visão geral da metodologia Seis Sigma e são capazes de atuar liderando ou participando de projetos.

Um bom Green Belt tem que ter feito um bom treinamento nas ferramentas e técnicas de Seis Sigma. Para se tornar um Green Belt, o profissional deve fazer um curso (usualmente entre 60 e 100h) e desenvolver pelo menos um projeto real, em campo, com resultados mensuráveis para a organização onde foi desenvolvido: só deve ser certificado como Green Belt profissionais que fizeram o curso e lideraram um projeto.

Mais informações em: Formação de Green Belts

Marcado com: , , , , , , , ,
Publicado em Gestão, Lean Seis Sigma, Qualidade
close
Facebook IconTwitter IconVisiste nosso grupo no LinkedinVisiste nosso grupo no LinkedinVisiste nosso grupo no Linkedin