
Kaizen : O que é, para que serve?
19 de setembro de 2016Transformando sua empresa em uma empresa enxuta
Lean não foi algo criado por um teórico escrevendo um livro. Lean, na verdade, não foi “criado”. Quando Deming, o maior expoente de Lean, se encaminhou ao Japão ao final da segunda guerra (anos 40), ele tinha pela frente um grande desafio: transformar aquelas empresas, de gestão familiar, com um mercado interno minúsculo e totalmente sucateadas depois de anos de batalhas, em empresas lucrativas.
Deming levava consigo um conjunto de ferramentas que foram usadas pela indústria bélica americana durante a guerra. E encontrou no Japão um povo desejoso por reconstruir sua pátria e que sempre buscou a excelência, pois está no âmago da cultura japonesa a busca pela perfeição.
Ao longo de décadas Deming e seus parceiros conseguiram fazer da Toyota a maior e mais admirada empresa de automóveis do mundo. Para isso, eles agregaram ao sistema de produção da Toyota:
- Conhecimentos e ferramentas que Deming trazia consigo dos EUA,
- Postura profissional de alto comprometimento dos japoneses,
- Necessidade de se reinventar daquelas indústrias que não tinham como buscar repetir o modelo das rivais americanas,
- Observação detalhada, estudos e experimentações contínuos ao longo de décadas,
- Empresas com uma visão clara de futuro, muito além da valorização trimestral das ações
Em suma, foi uma construção de conhecimento na prática, empírica, com a paciência e a precisão típicos da cultura japonesa. Somente nos anos 80, um estudo do MIT resolveu agregar todas aquelas práticas que revolucionaram a Toyota sob um nome: Lean.
De forma bem simplificada, a meta de Lean é eliminar desperdícios. Podemos dizer que uma empresa Lean é aquela onde todos os colaboradores lutam, a cada momento, a cada oportunidade, para eliminar qualquer tipo de desperdício. Entenda por desperdício qualquer coisa que apresente um custo desnecessário, seja uma torneira pingando, um passo a mais que um trabalhador tenha que dar para pegar uma ferramenta, um carimbo usado nos escritórios, enfim, muito mais do que normalmente se mede como perda em uma indústria. Lean é tão amplo que hoje é usado com sucesso em empresas de serviços, inclusive na área de desenvolvimento de sistemas, e mesmo na criação de novos empreendimentos (Lean Startups).
Um profissional que queira ajudar a sua empresa a ser Lean tem que:
- Deixar de lado todos os seus paradigmas e tabus: muitas das “verdades” que ele aprendeu ao longo da vida são, na verdade, justificativas para desperdícios.
- Conhecer a “caixa de ferramentas” de Lean: na verdade um amplo conjunto de ferramentas, estratégias, posturas, etc. que transformaram a Toyota, de forma a usá-las no dia a dia da sua empresa;
- Considerar que, muito além de um conjunto de ferramentas, Lean demanda uma mudança cultural na equipe: neste caso, a troca de experiências entre profissionais que já implantaram ou buscam implantar Lean é essencial. Entender o que há de diferente na realidade do Brasil, nas nossas empresas, e nos nossos trabalhadores, é essencial para uma implantação de sucesso, pois as empresas e as pessoas do Brasil são diferentes das do Japão.
Se quiser conhecer um pouco mais sobre Lean, você pode ter acesso a um tutorial de Lean apresentado pela Auctus neste link.
Quando a Auctus criou seus cursos de Lean, tinha como desafio manter a qualidade e a excelência reconhecidos de seus cursos de Seis Sigma. Montamos o Lean Pró com a visão de ser um curso completo que apresenta e discute as várias abordagens associadas à Lean, de forma bastante prática, com dinâmicas conduzidas por professores com muita experiência no gemba (executando as melhorias no local onde elas ocorrem). Também estão abertas as inscrições para o curso de “Introdução a Lean” e outros treinamentos focados em segmentos de Lean, que fazem parte do “Lean Modular”. Para mais informações, consulte nossa agenda.
Leia também:
- Os desafios práticos na implantação de Lean
- Aplicação prática de Lean , para melhoria de estoques
- O que é Six Sigma?
Cursos 2017:
Maio:
Lean Pro: Formação Completa do Lean Practitioner – aos sábados
Lean Pro: Formação Completa do Lean Parctitioner – intensivo