Mas por que Lean IT?

Atendendo melhor a população com menos custo – Lean na área pública
25 de abril de 2017
Lean nas concessionárias Toyota
17 de maio de 2017

Mas por que Lean IT?

Com o crescimento do uso do Lean em diversos novos mercados, uma pergunta que ando ouvindo bastante é “por que Lean?”. Em áreas que já tem outros padrões, outros programas de melhoria estabelecidos, essa pergunta é ainda mais frequente. Um exemplo claro é a área de TI.

Muitas pessoas da área de TI questionam por que Lean, dado que as empresas já aplicaram diversos padrões de processo como CMMI, RUP e, atualmente com maior frequência, Scrum. O que Lean teria de diferente de tudo o que já foi feito?

Na última edição da revista Exame (edição 1135) é ressaltado o fato que o mundo mudou. Segundo o autor da matéria, durante o último século, a evolução era lenta e conhecendo o passado, tinha-se como resolver 95% dos problemas. Já no mundo acelerado de hoje, no qual tudo é novo e desconhecido, experiências anteriores podem ajudar em no máximo 30%. Para esse mundo, mais do que saber as melhores respostas, o importante é aprender a resolver problemas. E a solução, indicada pelo texto, é justamente ter toda a equipe praticando o PDCA, o ciclo de melhorias do Lean.

É aí que mora a grande diferença de Lean para todos os outros programas e técnicas de melhorias. Diferentemente de métodos como CMMI, RUP ou mesmo Scrum, o Lean não tem uma forma “recomendada”, uma resposta pré-definida. Lean não diz como deve ser o processo da empresa, pois foca em criar na empresa a cultura da melhoria contínua por todos seus membros. Lean não dá uma resposta, mas sim prepara a equipe da empresa a buscar a sua melhor solução, para a sua realidade. Em resumo, Lean é a filosofia de melhoria de processos mais adaptada à realidade do mundo acelerado de hoje.

Escrito por: Marcos Borges

A Auctus é uma das únicas empresas do país acreditada pela Exin para dar treinamentos preparatórios e aplicar provas de certificação de Lean IT. Conheça nossos treinamentos!

Leia mais:

Aplicando pensamento Lean na área de TI

É hora de treinar as massas

Lean na área pública