Lean IT se faz no Gemba

ITIL e Lean IT
23 de maio de 2017
Lean na Gestão Manutenção de frota, criando um Plano Diretor para Gestão de Ativo
25 de maio de 2017

Lean IT se faz no Gemba

Um dos conceitos importantes de Lean é o Gemba. Como já é sabido por empreendedores há séculos, mas nem sempre lembrado em empresas modernas, um líder só consegue melhorar um processo acompanhando ele de perto, onde o processo acontece: esse local é chamado de Gemba em Lean. Em muitas empresas, em especial as maiores, os gestores passaram a acompanhar os processos em suas salas, baseados em relatórios e métricas, mas isso não é o mais adequado, não é assim que uma cultura de excelência e compromisso é construída. É diretamente no Gemba que um líder pode criar um ambiente melhor, mais rápido, seguro e produtivo.

Em uma empresa de TI, o Gemba é o ambiente onde seus técnicos desenvolvem suas atividades. Se um líder quer melhorar o processo de desenvolvimento de software por exemplo, ele deve ir lá onde o desenvolvimento ocorre e promover, junto com o time de desenvolvimento, ações de melhoria. Todos devem ser envolvidos em um processo participativo e colaborativo, onde o líder atua como coach e mediador, nunca como o definidor das soluções.

Se o Gemba do líder de uma empresa de TI é o time de desenvolvimento, o Gemba dos desenvolvedores são seus clientes. De nada adianta um time de TI que desenvolve soluções, se esse time não conseguir impactar positivamente os resultados da empresa cliente, convencendo todas as áreas a aderir a mudança. A grande resposta do time de TI não é dada em frente aos computadores, programando, mas junto com os usuários, buscando identificar como revolucionar a forma das empresas trabalhar e apoiando a aplicação prática dessas mudanças. Um profissional de TI deve focar em identificar e implantar as soluções que mais impactem positivamente seus clientes, usando a bagagem de tecnologia que tem.

Escrito por: Marcos Borges

Turmas de Lean IT – clique aqui

Leia também: 

ITIL e Lean IT

Lean nas concessionárias Toyota

Aplicando o pensamento Lean em uma área de TI

Referências:

[1] http://blog.ciandt.com/pt/its-the-culture-stupid

[2] http://blog.ciandt.com/pt/erros-que-voc%C3%AA-deve-evitar-na-hora-de-adotar-o-lean

[3] http://planet-lean.com/cit-lean-as-a-way-to-develop-leaders-and-manage-growth